Questões de violência contra a criança

0

Olá, pessoal! Hoje iremos resolver algumas questões de diversas bancas sobre saúde da criança. Fiquem atentos as nossas dicas.

  1. (CESPE/STJ/2018) A respeito da assistência de enfermagem a crianças e adolescentes, julgue o item a seguir.

O quadro de criança com queimadura por líquido quente cuja distribuição na pele não mostre sinais de ação da gravidade é característico de violência física.

Resposta: Certo.

A queimadura por escaldadura, que é por líquidos quentes, quando é intencional, costuma ser com limites bem definidos, como na mão inteira ou no pé. Na queimadura não intencional, ou seja, por acidente, o líquido quente escorre pelo corpo da criança e mostra esse sinal da gravidade.

  1. (INSTITUTO LEGATUS/2015) Uma criança de 02 anos de idade chega à unidade básica de saúde para consulta de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento. A criança não comparecia à UBS há algum tempo. Durante o exame físico, o enfermeiro percebe a presença de alguns hematomas e queimaduras puntiformes nas costas e pernas da criança, respectivamente. A mãe relatou que a criança é muito danada, cai com frequência e não sabe como aconteceram as queimaduras. Como o profissional enfermeiro deverá proceder:

a) Orientar a mãe sobre o cuidado à criança, pedindo mais atenção para que não ocorram novos acidentes e machucados.

b) Aproveitar a consulta e exame físico para perguntar à criança o que aconteceu, já que a mãe não sabe informar.

c) Tentar levantar mais informações sobre o ocorrido, para afastar a possibilidade de lesões acidentais e, em caso de suspeita de violência, notificar o caso às autoridades de saúde e comunicar ao conselho tutelar.

d) Acusar a mãe de agressão à criança e denunciar o caso à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

e) Encaminhar a criança para o auxiliar/técnico de enfermagem da equipe para a realização de curativo nas queimaduras.

Resposta: Letra c.

O atendimento à vítima de violência consiste em confirmar a suspeita com perguntas e notificar o caso ao conselho tutelar para seguimento do acompanhamento do caso e condutas seguintes quanto a penalizações. A assistência à saúde não deve atuar com acusações contra à família que, inclusive, deve ser objeto de tratamento e suporte pela equipe de saúde que acompanha.

  1. (VUNESP/2014) Nos casos de investigação de maus tratos contra crianças, um dos sinais mais característicos que contribui bastante para o diagnóstico é:

a) lesões em variados tempos de evolução.

b) hemorragia retiniana.

c) hemorragia subdural.

d) luxação de ombro.

e) luxação do fêmur.

Resposta: Letra a.

Lembre-se da evolução das lesões em diferentes fases:

  1. (IADES/2014) As atividades básicas na promoção da saúde do adolescente constituem ações que incluem promoção, diagnóstico, tratamento e recuperação, buscando satisfazer as necessidades de atenção nos diversos níveis. A esse respeito, é correto afirmar que a adição de flúor na água, conjugada com bons hábitos alimentares, está associada ao nível de atenção denominado saúde

a) bucal.

b) mental.

c) sexual.

d) escolar.

e) reprodutiva.

Resposta: Letra a.

O flúor na água é uma recomendação para melhorar a saúde bucal.

Então é isso, pessoal. Ligue o modo turbo e siga na luta rumo à aprovação. Até a próxima!

Fernanda Barboza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta