Questões e dicas sobre gestação Por: Fernanda Barboza

0

Dica 01

  1. (IBFC/2016) A intoxicação exógena pode ser provocada por ingestão ou inalação de substâncias prejudiciais ao organismo, administração excessiva de medicamentos ou drogas, absorção de substâncias pelo tecido epitelial ou picadas por animais peçonhentos. Um paciente com intoxicação exógena pode apresentar diversos sinais e sintomas, entre eles a diminuição do diâmetro pupilar, que chamamos de ___________________, o aumento do diâmetro pupilar, que chamamos de ____________________, a diminuição da frequência cardíaca, chamada de ____________________ ou o aumento da frequência respiratória, chamada de _____________________.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto acima.

a) Anisocoria, miose, bradiarritmia e dispneia.

b) Midríase, anisocoria, taquicardia e bradipneia.

c) Miose, midríase, bradicardia e taquipneia.

d) Midríase, miose, bradipneia e taquicardia.

Resposta: Letra C.

Miose corresponde à diminuição do diâmetro da pupila; midríase, ao aumento do tamanho da pupila; bradicardia, à redução da frequência cardíaca; e taquipneia, ao aumento da frequência respiratória.

Dica 02

Tabela com resumo das principais síndromes tóxicas, seus exemplos e sintomas:

Dica 03

Períodos do trabalho de parto:

Dica 04

Dilatação

Dica 05

Trabalho de parto

Dica 06

Duração do trabalho de parto

Dica 07

Procedimentos realizados na gestante durante trabalho de parto

_______________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta