Breve resumo e questões comentadas sobre Determinantes Sociais da Saúde

0

1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS:

Tema subjetivo e bastante cobrado em prova: os DSS estão relacionados ao modo de viver e principalmente às iniquidades sociais. Discorrerei um pouco sobre o tema e grifarei os pontos importantes. Lembre-se de que há necessidade de conhecimentos da atualidade e dos conceitos básicos de epidemiologia.

  1. O QUE SÃO DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE – DSS?

De acordo com BUSS e PELLEGRINI FILHO (2007), as diversas definições de determinantes sociais de saúde (DSS) expressam, com maior ou menor nível de detalhe:

  • O conceito atualmente bastante generalizado de que as condições de vida e trabalho dos indivíduos e de grupos da população estão relacionadas com sua situação de saúde.
  • Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
  • A comissão homônima da Organização Mundial da Saúde (OMS) adota uma definição mais curta, segundo a qual os DSS são as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.
  • Nancy Krieger introduz um elemento de intervenção, ao defini-los como os fatores e mecanismos através dos quais as condições sociais afetam a saúde e que potencialmente podem ser alterados através de ações baseadas em informação.

 

DIRETO DO CONCURSO

  1. (2016/FUNCAB/EMSERH)

São considerados Determinantes Sociais da Saúde-DSS, EXCETO:

a) educação.

b) idade.

c) ambiente de trabalho.

d) desemprego.

e) habitação.

Comentários: de acordo com a artigo 3º da lei Orgânica da saúde 8.080/1990, os determinantes e condicionantes são, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.

Gabarito: B

 

  1. (2013/IADES/EBSERH) Com base na definição dada pela Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que não indica fatores determinantes sociais da saúde (DSS).

a) Fatores sociais e econômicos.

b) Fatores psicológicos.

c) Culturas étnico/raciais.

d) Acidentes de trânsito.

e) Fatores psicológicos e comportamentais.

Comentários: De acordo com a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde- CNDSS (2006), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Gabarito: D

 

  1. (2014/IADES/SES-DF) Os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Essas informações se referem a

a) fatores de risco.

b) fatores sociais.

c) determinantes sociais da saúde.

d) indicadores econômicos em saúde.

e) balizadores sociais em saúde.

Comentários:

Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnico-raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.

Gabarito: C

 

(2011/FUNIVERSA/SES-DF) Assinale a alternativa correta acerca dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS).

a) Os DSS são fatores ligados à questão econômica de um país e não influenciam as decisões no campo da saúde pública.

b) O determinante econômico (PIB per capita) tem correlação absoluta com as condições de saúde de uma população.

c) O Brasil ainda não constituiu uma estrutura oficial para subsidiar a elaboração de políticas públicas.

d) Os DSS são considerados as causas das causas, pois estruturam outros determinantes de saúde.

e) A conferência de Alma-Ata, no final da década de 70 do século passado, destacou a importância do modelo médico-biológico como solução para os sistemas de saúde, tendo como foco a atenção hospitalar.

Comentários: Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Os DSS acabam sendo as “causas” das causas do adoecimento populacional.

Gabarito: D

 

Muita paz,

Fiquem com Deus.

 

Professora Natale Souza

Mestre em Saúde Coletiva pela UEFS. Servidora pública da Prefeitura Municipal de Salvador. Coach, Mentora, Consultora e Professora na área de Concursos Públicos e Residências. Graduada pela UEFS em 1998, pós-graduada em Gestão em Saúde, Saúde Pública, Urgência e Emergência, Auditoria de Sistemas, Enfermagem do Trabalho e Direito Sanitário. Autora de 02 livros – e mais 03 em processo de revisão: – Legislação do SUS – vídeo livro ( Editora Concursos Psi); Legislação do SUS – Comentada e esquematizada ( Editora Sanar). Aprovada em 16 concurso e seleções públicas (nacionais e internacionais) dentre elas: – Programa de Interiorização dos Profissionais de Saúde – MS – lotada em MG; – Consultora do Programa Nacional de Controle da Dengue (OPAS), lotada em Brasília; – Consultora Internacional do Programa Melhoria da Qualidade em Saúde pelo Banco Mundial, lotada em Brasília; – Governo do estado da Bahia – SESAB – urgência e emergência; – Prefeitura Municipal de Aracaju; – Prefeitura Municipal de Salvador; – Professora da Universidade Federal de Sergipe UFS; – Governo do Estado de Sergipe (SAMU); – Educadora em Saúde mental /FIOCRUZ- lotada Rio de Janeiro.


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta