Questões comentadas: Aedes aegipty

1

Olá! Aqui é a professora Gisele Ribeiro e abaixo há algumas questões de concursos sobre as doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti.  Aproveitem cada item e bons estudos!

mosquito

ARBOVIROSES TRANSMITIDAS POR AEDES AEGYPTI

 

QUESTÕES DE CONCURSOS

(2016/FUNRIO/IF-PA) O Brasil e o mundo têm assistido perplexos ao desenvolvimento de verdadeiras epidemias de doenças provocadas por vírus, que tem os mosquitos, sobretudo os do gênero Aedes, como agentes transmissores. Um dos maiores problemas no combate a essas doenças no Brasil têm sido, além da pobreza e a falta de saneamento, a ignorância de parte da população em adotar as medidas básicas para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores dessas enfermidades. Dentre as medidas que podem ser adotadas pela população para o controle dos vetores, assinale aquela que, além de ser menos onerosa, é muito eficaz.

  1. a) Comparecer regularmente aos postos de vacinação para fazer a profilaxia de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya.
  2. b) Usar repelentes naturais a base de urucum e citronela.
  3. c) Eliminar os focos de proliferação dos vetores, eliminado depósitos de águas paradas.
  4. d) Introduzir na natureza mosquitos transgênicos que, ao se reproduzirem, gerem insetos estéreis.
  5. e) Usar diariamente aerossóis de inseticidas a fim de eliminar definitivamente os mosquitos da natureza.

 

Gabarito: Letra c

 

Comentários:

  1. a) A vacina contra aDengue teve o registro concedido pela ANVISA de acordo com a RDC n. 55, de 16 de dezembro de 2010. É uma vacina recombinante, vírus vivos atenuados para os sorotipos DENV 1, DENV 2, DENV 3 e DENV 4. Indicada para a faixa etária de 9 a 45 anos de idade que residem em áreas endêmicas. São 3 doses com intervalo de 6 meses entre cada uma. Contraindicada para gestantes (vírus vivos atenuados). Segundo o Ministério da Saúde, ainda não há uma previsão de compra para o Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina não protege contra a Zica e Chikungunya.
  2. b) Repelentes compostos por DEET, IR3535 ou Icaridin podem ser aplicados na pele exposta ou nas roupas. O uso dos repelentes deve estar em estrita conformidade com as instruções do rótulo.
  3. C) Correta
  4. d) Realizar atividades de eliminação mecânica e tratamento de criadouros.
  5. e) Para redução das picadas por mosquitos em ambientes fechados, recomenda-se uso de inseticidas domésticos em aerossol, espiral ou vaporizador.

 

 

(2016/CESPE/TRT 8ª Região– PA e AP) A população brasileira apresenta indicadores elevados de infecção pelo vírus da dengue, da febre de Chikungunya e do Zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Assinale a opção correta a respeito desse tema.

  1. a) A imunidade cruzada, também denominada de heteróloga, ao vírus da febre de Chikungunya é transitória por doze meses.
  2. b) Gestantes com diagnóstico de infecção pelo vírus Zika devem realizar ultrassonografia quinzenalmente, desde o primeiro trimestre de gestação, para o acompanhamento do desenvolvimento do feto.
  3. c) Para a confirmação laboratorial do diagnóstico da dengue, utilizam-se os diagnósticos sorológico e virológico, feitos mediante a coleta de sangue a partir da segunda semana de início dos sintomas.
  4. d) A infecção pelo vírus da dengue pode levar à ocorrência de febre hemorrágica da dengue, hepatite, insuficiência hepática, manifestações do sistema nervoso, miocardite, hemorragias graves e choque.
  5. e) As medidas de prevenção e proteção são distintas para cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, variando conforme a classe social e o local de residência dos indivíduos.

 

Gabarito: Letra d

 

Comentários:

  1. Todos os indivíduos não previamente expostos ao CHIKV (suscetíveis) têm risco de adquirir infecção e manifestar a doença, desenvolvendo imunidade duradoura e protetora contra novas infecções. A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal. A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) existe temporariamente por 2 a 3 meses.
  2. b) Recomenda-se que a ultrassonografia obstétrica seja realizada preferencialmente no primeiro trimestre da gravidez, época em que a estimativa da idade gestacional é mais precisa. Fonte: Protocolo de atenção à saúde e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo Vírus Zika.
  3. c) Confirmação laboratorial através de sorologia IgM (maior que 6 dias), NS1 teste rápido ou ELISA, isolamento viral, PCR, imuno-histoquimica (menor que 5 dias).
  4. d) Correta
  5. e) As medidas de prevenção e proteção são iguais para cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

 


Gisele Ribeiro 

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (2002). Atualmente é enfermeira da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito federal. Trabalhou como enfermeira da Estratégia Saúde da Família em municípios do Maranhão, na docência em cursos para técnico de enfermagem/PROFAE (Escola Madre Teresa/Taguatinga/DF) e na graduação de Enfermagem (UNIP, UNIEURO/2005). Atuou como Enfermeira Assistencial em Unidades de Terapia Intensiva de Hospitais Privados /DF (UNIMED, Santa Luzia, Santa Lúcia) além do Hospital das Forças Armadas/HFA. SES/DF: HRAN/Hemodiálise e Clínica Médica Masculina (2007-2013); CENTRO DE SAÚDE DO GUARÁ/ Atenção Primária na Saúde do Adulto (desde outubro-2013).


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

matricule-se 3

assinatura ilimitada

garantia-de-satisfacao-30

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta