Os mecanismos da intoxicação e o evento toxicológico e da toxicovigilância. Por: Fernanda Barboza

0

Hoje iremos abordar sobre intoxicação, fiquem ligados para pegarem todas as dicas e arrasarem na prova de vocês, então, vamos lá:

A intoxicação depende de vários fatores:

A intoxicação ocorre quando a quantidade de substância tóxica administrada é maior que a capacidade de metabolizar (do fígado) e eliminar (do rim) essa substância. E isso depende das propriedades químicas ou físicas da substância, da dose administrada, da idade, da capacidade do fígado e do rim da vítima e outras variáveis.

Os produtos tóxicos podem ser absorvidos pelo trato gastrintestinal, pulmões e/ou pele.

Mecanismo de intoxicação

  1. (CESPE/TCE-PA/2012 adaptada) Em toxicologia ambiental preocupamo-nos com os efeitos diretos dos xenobióticos, em relação ao tempo que levam para causar a toxicidade (se curto ou agudo, ou se longo ou crônico), e se esta toxicidade tem caráter letal ou subletal.

Resposta: Certa.

É importante destacar que xenobiótico é a substância estranha ao corpo. É importante você saber que as intoxicações podem ser agudas ou crônicas. As intoxicações agudas ocorrem quando o indivíduo é exposto a altas doses da substância tóxica, mas pode ser crônica com acúmulo de substância no organismo ao longo do tempo.

Evento Toxicológico e Toxicovigilância

Centros Antivenenos têm como missão e responsabilidade o controle, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das intoxicações exógenas, e para isso devem desenvolver ações de toxicovigilância permanentes.

Quais são as ações de toxicovigilância?

  1. (FCC/TRT 11ª região/2017) Evento toxicológico, um problema agudo e crônico de saúde pública, designa:
  2. Episódio em que há possível exposição a agente tóxico e possíveis efeitos tóxicos decorrentes, podendo caracterizar exposição ou intoxicação ou síndrome de abstinência ou reação adversa.
  3. O conjunto de medidas e ações que tem por finalidade conhecer a ocorrência e fatores relacionados às intoxicações e promover a sua prevenção ou controle.

III. O processo ativo de identificação, investigação e avaliação de riscos tóxicos que ocorram em uma população, com o objetivo de tomar medidas para prevenir, controlar ou reduzir a exposição e seus efeitos.

Está correto o que se afirma em

  1. a) III, apenas.
  2. b) II e III, apenas.
  3. c) I, II e III.
  4. d) II, apenas.
  5. e) I, apenas.

Resposta: Letra E.

Item I. Correto: Conceito de Eventos Toxicológicos são acontecimentos em que há possível exposição a agente tóxico, e possíveis efeitos tóxicos decorrentes que caracterizem um quadro de exposição, intoxicação, síndrome de abstinência ou de reação adversa, e que necessitam de investigação para esclarecimento.

Os itens II e III referem-se ao conceito de toxicovigilância. Observe:

  1. (FCC/TRE-SP/2017) O uso excessivo de opioides caracteriza o evento denominado
  2. a) infeccioso.
  3. b) bacteriológico.
  4. c) toxicológico.
  5. d) cardiológico.
  6. e) neurocientífico.

Resposta: Letra C.

O uso excessivo de opioides, como a morfina, heroína, oxicodona, fentanil, tramadol, codeína, pode levar a insuficiência respiratória e dessa forma é um evento toxicológico. É importante adiantar que contra esse tipo de intoxicação há um antídoto, a naloxona.

            Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado de mais um artigo que pode ser cobrado na sua prova! Estou a disposição para eventuais dúvidas! E venham conhecer a nossa quinta-feira da Enfermagem no YouTube e os nossos cursos online. Continuem estudando com afinco e motivação!

____________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta