Dicas de toxicologia. Por: Fernanda Barboza

0

Dica 01

  1. (CESGRANRIO/2010) No ambiente de uma petroquímica, a alteração mórbida do organismo causada por substâncias endógenas ou exógenas, caracterizada por desequilíbrio fisiológico provocado por alterações bioquímicas, denomina-se processo de
  2. a) erupções.
  3. b) intoxicação.
  4. c) malformação.
  5. d) distrofia.
  6. e) discromias.

Resposta: Letra B.

É o conceito de intoxicação.

Dica 02

Quais são as ações de toxicovigilância?

Dica 03

  1. (FCC/TRT 11ª região/2017) Evento toxicológico, um problema agudo e crônico de saúde pública, designa:
  2. Episódio em que há possível exposição a agente tóxico e possíveis efeitos tóxicos decorrentes, podendo caracterizar exposição ou intoxicação ou síndrome de abstinência ou reação adversa.
  3. O conjunto de medidas e ações que tem por finalidade conhecer a ocorrência e fatores relacionados às intoxicações e promover a sua prevenção ou controle.

III. O processo ativo de identificação, investigação e avaliação de riscos tóxicos que ocorram em uma população, com o objetivo de tomar medidas para prevenir, controlar ou reduzir a exposição e seus efeitos.

Está correto o que se afirma em

  1. a) III, apenas.
  2. b) II e III, apenas.
  3. c) I, II e III.
  4. d) II, apenas.
  5. e) I, apenas.

Resposta: Letra E.

Item I. Correto: Conceito de Eventos Toxicológicos são acontecimentos em que há possível exposição a agente tóxico, e possíveis efeitos tóxicos decorrentes que caracterizem um quadro de exposição, intoxicação, síndrome de abstinência ou de reação adversa, e que necessitam de investigação para esclarecimento.

Os itens II e III referem-se ao conceito de toxicovigilância. Observe:

Dica 04

  1. (FCC/TRE-SP/2017) O uso excessivo de opioides caracteriza o evento denominado
  2. a) infeccioso.
  3. b) bacteriológico.
  4. c) toxicológico.
  5. d) cardiológico.
  6. e) neurocientífico.

Resposta: Letra C.

O uso excessivo de opioides, como a morfina, heroína, oxicodona, fentanil, tramadol, codeína, pode levar a insuficiência respiratória e dessa forma é um evento toxicológico. É importante adiantar que contra esse tipo de intoxicação há um antídoto, a naloxona.

Dica 05

Exemplos de produtos que causam intoxicação exógenas:

Dica 06

Para o diagnóstico de envenenamento, existem em geral três hipóteses:

Dica 07

  1. (FUNDEP/2013) Ao prestar os primeiros socorros para vítimas de intoxicação exógena, o técnico de enfermagem deve coletar informações críticas para prestar o auxílio necessário.

Assinale a alternativa que NÃO contém uma informação crítica relevante.

  1. a) Quem? Idade e tamanho da vítima.
  2. b) O quê? Tipo de veneno ingerido.
  3. c) Quanto? Qual foi a quantidade ingerida?
  4. d) Por quê? Qual foi o motivo que levou a ingestão?

Resposta: Letra D.

Seria importante saber o motivo da intoxicação, mas isso não seria fundamental para o atendimento, os demais itens são imprescindíveis para a definição das condutas no atendimento.

_______________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta