Dicas sobre hemorragias 2. Por: Fernanda Barboza

0

Dica 01

  1. (IBFC/2015) A definição de hemorragia é: “perda de sangue através de ferimentos, pelas cavidades naturais como nariz, boca, etc. Ela pode ser também interna, resultante de um traumatismo”. As hemorragias podem ser classificadas inicialmente em arteriais e venosas, e, para fins de primeiros socorros, em internas e externas. Analise as definições a seguir e assinale a alternativa correta:

a) Hemorragias Arteriais: São aquelas hemorragias em que o sangue sai em jato pulsátil e se apresenta com coloração vermelho escuro.

b) Hemorragias Venosas: São aquelas hemorragias em que o sangue é mais escuro e sai continuamente e lentamente, escorrendo pela ferida.

c) Hemorragia Externa: É aquela na qual o sangue é eliminado para o interior do organismo, como acontece em qualquer ferimento externo, ou quando se processa nos órgãos internos que se comunicam com o exterior, como o tubo digestivo, ou os pulmões ou as vias urinárias.

d) Hemorragia Interna: É aquela na qual o sangue extravasa em uma cavidade pré-formada como a pleura, pericárdio, meninges, do organismo para fora.

Resposta: Letra b.

Item correto, pois o sangramento venoso é lento, escorrendo pela ferida, e de cor escura.

O erro da letra a é que o sangramento arterial é pulsátil e vermelho vivo.

Os erros das letras c e d é que a banca conceituou equivocadamente a hemorragia interna e externa.

Dica 02

  1. (CESPE/MPU/2013) Julgue o item a seguir quanto à assistência de enfermagem em emergência.

Indivíduos com hemorragias apresentam sinais e sintomas como pele pálida, úmida e viscosa, hipotermia, pulso lento, sede, respiração lenta e profunda, tonturas e desmaios, além de pressão arterial alta.

Resposta: Errada.

Os sintomas de uma hemorragia são: pele pálida, úmida e viscosa, hipotermia, pulso rápido, sede, respiração rápida e profunda, tonturas e desmaios. Além disso, a pressão apresenta-se baixa e não alta como determina a questão.

Dica 03

Dica 04

Dica 05

Dica 06

Dica 07

  1. (FCC/TJPA/2012) Um funcionário apresenta hemorragia externa em um ferimento corto contuso na mão. Após colocar as luvas de procedimento, a conduta inicial é

a) aplicar compressão manual direta sobre o local do sangramento.

b) lavar com clorexidine alcoólica e ocluir com atadura de crepe.

c) irrigar com água morna e manter a mão elevada.

d) aplicar pomada cicatrizante e realizar enfaixamento.

e) realizar compressão do ponto arterial proximal.

Resposta: Letra a.

Conforme referenciado acima, o PHTLS recomenda que a primeira técnica para o controle de hemorragia seja a compressão direta. Observe que a letra e trouxe a compressão arterial indireta, o que verificamos ser contraindicado pelo PHTLS por gerar perda de tempo e não ter comprovação científica suficiente.

___________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta