Dicas sobre lesões cranianas. Por: Fernanda Barboza

0

Dica 01

Lesões primárias e secundárias.

Dica 02

As causas das lesões cerebrais podem ser listadas em 2 grupos:

Dica 03

Conceito das lesões cerebrais:

Dica 04

Lembre-se das etapas da avaliação primária:

Dica 5

1. (CONSULPLAN/2015) Escala de coma de Glasgow permite avaliar o nível de consciência de indivíduos que tenham sofrido traumatismo cranioencefálico, definindo a intensidade do traumatismo em leve, moderada e grave. Um traumatismo cranioencefálico é considerado moderado, quando o escore da escala de coma de Glasgow é de

a) 7-10.

b) 6-11.

c) 5-10.

d) 9-12.

Resposta: Letra d.

Veja a classificação do PHTLS:

  • 3 – lesão gravíssima.
  • menor que 8 – lesão grave.
  • entre 9 e 12 – lesão moderada.
  • entre 13 e 15 – lesão leve.
  • 15 – sem lesão.

 Dica 06

2. (CESPE/2013) Julgue o item seguinte, relativo ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma. De acordo com a escala de Glasgow, todos os pacientes cujo somatório de pontos seja igual ou menor que oito são considerados em coma.

Resposta: Certo.

Dica 07

_______________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta