Dicas sobre gestação e partos

0

Dica 01

Secundamento ou delivramento

Dica 02

  1. (CILISPA/2014) No parto, o período de eliminação da placenta e membranas denomina-se:

a) Delivramento

b) Expulsão

c) Dilatação

d) Coroamento

Resposta: Letra a.

O delivramento, secundamento ou dequitação são termos que indicam a saída da placenta no terceiro período do trabalho de parto.

Dica 03

Dica 04

  1. (IBFC/PREFEITURA DE SP/2016) Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014), a hemorragia pós parto é a principal causa primária de quase um quarto de todas as mortes maternas no nível global. Sobre a hemorragia pós parto, é correto afirmar que:

a) Sua ocorrência é tarde, frequentemente na segunda semana após o parto.

b) Para sua prevenção, indica-se gestão ativa da terceira fase do parto, a qual inclui o clampeamento precoce do cordão umbilical e a tração controlada do cordão.

c) Toras as parturientes devem receber uterotônicos durante a terceira fase do parto para sua prevenção.

d) A ergotamina é a droga de primeira escolha para sua prevenção, por ser mais barata e efetiva.

e) Recomenda-se a massagem uterina continua em sua prevenção, especialmente se a parturiente recebeu ocitocina profilática.

Resposta: Letra c.

O uso de uterotônico faz parte do manejo ativo do trabalho de parto, indicado para redução da hemorragia pós-parto.

Dica 05

Dica 06

Dica 07

_____________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta