Concursos Enfermagem: confira dicas exclusivas para a sua prova!

0

Dicas rápidas para concursos da Enfermagem!

Se você está estudando para concursos da área da Enfermagem (concursos Enfermagem), confira a seguir algumas dicas rápidas da professora Fernanda Barboza sobre Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc):

Dica 01:

Princípios da Pnaisc

Dica 02:

  1. (FAU/2017) Por meio da Portaria nº 1.130, de 5 de agosto de 2015, o Ministério da Saúde institui a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), no âmbito do Sistema Único de Saúde. Esta Portaria tem como objetivo promover e proteger a saúde da criança e o aleitamento materno, mediante a atenção e cuidados integrais e integrados da gestação aos 9 (nove) anos de vida, com especial atenção à primeira infância e às populações de maior vulnerabilidade, visando à redução da morbimortalidade e um ambiente facilitador à vida com condições dignas de existência e pleno desenvolvimento.

Considerando a legislação acima citada, assinale a alternativa INCORRETA:

  1. a) A estruturação do Pnaisc ocorre a partir de 7 (sete) eixos estratégicos. Um destes eixos diz respeito ao acompanhamento da criança pertencente ao Programa Leite das Crianças, já que se trata de uma iniciativa governamental federal.
  2. b) A primeira infância é caracterizada como o indivíduo que se encontra na faixa etária de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, ou seja, compreendendo de 0 (zero) a 72 (setenta e dois) meses de idade.
  3. c) Faz parte desta política ações voltadas para a atenção humanizada e qualificada à gestação, parto, nascimento e recém-nascido.
  4. d) Especificamente ao aleitamento materno, verifica-se o apoio à Iniciativa Hospital Amigo da Criança e a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB).
  5. e) O Pnaisc deve ocorrer sob a supervisão das três esferas do governo, ou seja, federal, estadual e municipal.

Resposta:

Letra a.

Errada, esse não é um eixo estratégico e as ações serão interfederativas com atuação do MS e das secretarias estaduais e municipais.

Dica 03:

Eixos da Política Nacional da Atenção Integral da Saúde da Criança:

Dica 04:

Notificação compulsória de doenças e agravos, memorize esses dois prazos:

Dica 05:

  1. (UNEB/2014) Segundo a Constituição Federal de 88, é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar
  2. a) à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
  3. b) à criança e ao jovem, com relativa prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária, além de colocá-los a salvo da opressão estatal.
  4. c) à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à integridade física e moral, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade social, ao respeito, à liberdade e à convivência comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de exploração laboral, sexual e da opressão familiar, institucional e estatal.
  5. d) à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta exclusividade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo da opressão familiar, institucional e estatal.
  6. e) ao adolescente e ao jovem, com absoluta preferência, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo da opressão familiar, institucional e estatal.

Resposta: Letra a.

Comentário: O direito de a criança ser cuidada e protegida é de prioridade absoluta. Além disso, não se especifica o tipo de exploração e opressão, sendo o termo tratado de forma genérica.

Dica 06:

  1. (FUNIVERSA/2010) As modalidades de violência doméstica praticadas contra crianças e adolescentes são classificadas em
  2. a) violência sexual (negligência) e violência escolar.
  3. b) violência física e educativa.
  4. c) violência física, violência sexual, negligência e violência psicológica.
  5. d) violência física, violência sexual ou negligência e violência educativa.
  6. e) violência física ou negligência, violência sexual e abandono.

Resposta: Letra c.

Comentário: Observe que a natureza da violência também pode ser chamada de modalidades.

Dica 07:

Lembre-se das modalidades de violência contra a criança:

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta