Bioestatística e as questões de concursos

0

Olá amigo(a) concurseiro(a), hoje vamos trabalhar com algumas dicas sobre bioestatística e com as provas de enfermagem.

Dentro desse tema, é relevante entender:

  • Tipos de estatística;
  • A importância da estatística;
  • Coleta de Dados;
  • Tipos de Variáveis;
  • População e amostra;
  • Tabelas e Gráficos;
  • Análises de Medidas.

Mas, no artigo de hoje, vamos nos ater aos aspectos dos tipos de estatística e a algumas questões para entender esse tópico.

Tipos de estatística

Podemos dividir a estatística em três partes:

Vamos detalhar o significado?

Essa divisão aparece nas provas, vamos verificar como caiu na questão?

 

  1. (IADES/2013) “Costuma ser encontrada com maior frequência em jornais, revistas ou relatórios. Essa parte da estatística utiliza números para descrever fatos. Seu foco é a representação gráfica e o resumo e organização de um conjunto de dados, com a finalidade de simplificar informações. ” O texto faz referência à:

a) Estatística inferencial

b) Estatística de probabilidade

c) Estatística por amostragem

d) Estatística descritiva

e) Média aritmética

Comentários:

Letra D

O enunciado se refere à estatística descritiva, pois descrever e resumir fatos são função da estatística descritiva.

Letra A. errada, pois a estatística inferencial extrapola os dados de uma amostra para uma população.

Letra B. Errada. A estatística da probabilidade trabalha com eventos aleatórios.

Letra C. Errada. A estatística por amostragem está dentro da estatística inferencial, quando se estuda um grupo e se infere as medidas para uma população maior.

Letra E. Errada. A média aritmética é uma análise de dados dentro da estatística descritiva.

 

  1. (FUNCAB/2013) A estatística descritivaParte superior do formulário

a) permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza; estuda as técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.

b) é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos, realizados em qualquer área do conhecimento.

c) é a etapa inicial da análise, utilizada para descrever e resumir os dados, que foi revigorada pela disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes.

d) é a etapa conclusiva da análise, utilizada para descrever e resumir os dados e permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.

e) é a etapa inicial da análise, utilizada para descrever e resumir dados; estuda as técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.

Comentários:

A primeira parte da alternativa A mostra o conceito de probabilidade (Palavra-chave: eventos aleatórios), e a segunda parte refere-se ao conceito de estatística inferencial.

A letra B nos mostra o conceito de estatística.

A letra C é o conceito de estatística descritivaà Palavra Chave: descrever e resumir os dados.

A letra D mesclou os conceitos de estatística descritiva e probabilidade para induzir o candidato ao erro.

A letra E misturou os conceitos, iniciou tratando da estatística descritiva (palavra-chave: descrever e resumir dados) e finalizou a alternativa descrevendo estatística inferencial (extrapola os dados a partir de uma amostra).

Gabarito: Letra C

 

  1. (FEMPERJ/2012) uma atividade típica da Estatística Inferencial é:

a) calcular taxas;

b) descrever dados em tabelas;

c) definir índices;

d) estimar tamanho amostral;

e) estabelecer hipóteses.

Comentários:

Letra E

A atividade típica da estatística inferencial é o estabelecimento de hipóteses para serem testadas.

O cálculo de taxa, descrever dados em tabelas, definir índices e estimar tamanho amostral fazem parte da estatística descritiva.

Vamos analisar a figura abaixo para aprender a interligação entre as três modalidades da estatística?

Inferência estatística – conclusões sobre a população com base nos dados da amostra

 

Observe a imagem acima, a amostra faz parte da população, a análise desse pequeno grupo é feita pela estatística descritiva e, após essa análise, podemos inferir informações a respeito da população por meio da estatística inferencial. Estudaremos os conceitos de amostra e população mais adiante.

Finalizamos nosso artigo sobre a introdução à bioestatística, mas você pode se aprofundar nessa temática nos nossos cursos do Gran Cursos Online. Lembre-se que a vitória virá com dedicação e motivação!

_______________________________________________________________

Fernanda Barboza é graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

_____________________________________________________________________


Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Deixe uma resposta