Análise de questões sobre biossegurança

0

Olá, pessoal, vamos praticar algumas questões sobre biossegurança?! Se liguem nas nossas dicas!

1. (AOCP/EBSERH/2015) A Norma Regulamentadora (NR), do Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral é a

a) NR-3.

b) NR-11.

c) NR-16.

d) NR-29.

e) NR-32.

Resposta: Letra e.

A NR que cuida da saúde e da segurança dos trabalhadores de saúde é a NR-32.

Vamos relembrar os temas das NR das demais alternativas:

NR-3 – Embargos ou interdição.

NR-11 – Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.

NR-16 – Atividades e operações perigosas.

NR-29 – Saúde e segurança do trabalhador portuário.

2. (CESPE/EBC/2011) Com relação ao conteúdo normativo da NR-32, que regulamenta a segurança e a saúde no trabalho em serviços de saúde, julgue o item que segue.

São considerados agentes biológicos os microrganismos geneticamente modificados ou não, os parasitas, as toxinas, as culturas celulares e os príons.

Resposta: Certo.

Exatamente o que está descrito nesta norma, observe:

32.2.1.1 Consideram-se Agentes Biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons.

3. (IBFC/TRE-AM/2014) Segundo a Norma Regulamentadora n. 32 (NR-32), os agentes biológicos estão classificados segundo risco. Correlacione classe de risco com as frases e a seguir assinale a alternativa correta correspondente.

a) Classe de risco 1.

b) Classe de risco 2.

c) Classe de risco 3.

d) Classe de risco 4.

(  ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças e infecções graves ao ser humano, para as quais nem sempre existem métodos eficazes de profilaxia ou tratamento.

(  ) Baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.

(  ) Risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade. Podem causar doenças ao ser humano, para as quais existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

(  ) Risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade. Apresenta grande poder de transmissibilidade de um indivíduo a outro. Podem causar doenças graves ao ser humano, para as quais não existem meios eficazes de profilaxia ou tratamento.

a) B, C, D, A.

b) D, B, A, C.

c) A, D, C, B.

d) C, A, B, D.

Resposta: Letra d.

Vamos relembrar a classificação dos agentes biológicos?

4. (AOCP/2015) Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco. A classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade) inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças ao homem ou aos animais adultos sadios, como

a) Vírus Ebola.

b) Lactobacillus sp.

c) Bacillus anthracis.

d) Schistosoma mansoni.

e) Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Resposta: Letra b.

Essa bactéria faz parte da flora humana, sendo um importante fator de proteção contra agentes patológicos. O Lactobacillus sp é a espécie bacteriana predominante no meio vaginal, determinando o pH ácido (3,8 a 4,5), que inibe o crescimento de várias outras bactérias que potencialmente são nocivas à mucosa vaginal.

Verifique outra questão como essa!

5. (IBFC/EBSERH/2016) Considerando a classificação dos agentes biológicos quanto ao risco, assinale a alternativa que contém um agente incluído na classe de risco 3 (risco individual elevado e risco moderado para a comunidade).

a) Vírus Ebola.

b) Leptospira interrogans, todos os sorotipos (causadora da leptospirose).

c) Salmonella ssp, todos os sorotipos (causadora de salmonelose).

d) Clostridium tetani (causador do tétano).

e) Bacillus anthracis (causador do antraz ou carbúnculo).

Resposta: Letra e.

Observe que esse é o exemplo do nosso esquema. Classe 3 – Agente com risco grave para o manipulador e moderado para a comunidade. Lesões e sinais clínicos graves e nem sempre há tratamento. Exemplo: HIV e Bacilllus anthracis.

6. (CILISPA/2015) A avaliação de risco de agentes biológicos considera critérios que permitem o reconhecimento, a identificação e a probabilidade do dano decorrente destes, estabelecendo a sua classificação em classes de risco distintas de acordo com a severidade dos danos. Os agentes biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas são distribuídos em classes de risco assim definidas:

Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios.

Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas terapêuticas e profiláticas eficazes.

Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade): inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão por via respiratória e que causam patologias humanas ou animais, potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas de tratamento e/ou de prevenção. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa.

Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade): inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade por via respiratória ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente.

Segundo essa distribuição, um paciente diagnosticado com tuberculose se enquadra em qual classe de risco?

a) Classe 1.

b) Classe 2.

c) Classe 3.

d) Classe 4.

Resposta: Letra c.

É uma doença que tem tratamento, porém, se não tratada adequadamente, a tuberculose pode ser fatal.

Então, por hoje é isso, pessoal!! Continuem firmes nos estudos, praticando muitas questões!!! Até a próxima!

Fernanda Barboza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduada em Saúde Pública e Vigilância Sanitária. Atualmente, servidora do Tribunal Superior do Trabalho, cargo: Analista Judiciário- especialidade Enfermagem, Professora e Coach em concursos. Trabalhou 8 anos como enfermeira do Hospital Sarah. Nomeada nos seguintes concursos: 1º lugar para o Ministério da Justiça, 2º lugar no Hemocentro – DF, 1º lugar para fiscal sanitário da prefeitura de Salvador, 2º lugar no Superior Tribunal Militar (nomeada pelo TST). Além desses, foi nomeada duas vezes como enfermeira do Estado da Bahia e na SES-DF. Na área administrativa foi nomeada no CNJ, MPU, TRF 1ª região e INSS (2º lugar), dentre outras aprovações.

Estudando para concursos da área da Saúde? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

Matricule-se!

garantia-de-satisfacao-30

Deixe uma resposta